A Executiva Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEnf) é o maior órgão representativo dos estudantes de graduação em enfermagem do Brasil. Ela funciona como um centro/diretório acadêmico nacional. É dirigida por centros acadêmicos (CA's), diretórios acadêmicos (DA's) e coletivos organizados de todas as instituições de Ensino Superior. Esses compõem cargos de coordenação geral, financeiro e comunicação, que se propõem ao cargo e são eleitos todos os anos na plenária final do Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem (ENEEn).
Dentro da Executiva existem as bandeiras de luta que a entidade levanta, tais como: Sociedade - luta de classes, alienação e exploração do trabalho, para buscar uma sociedade igualitária e equânime; Educação - luta por uma universidade pública gratuita, laica e com qualidade de ensino; Saúde - defende os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e os direitos da população à uma saúde de excelência; Enfermagem - com prática e construção de uma organização social; Formação - luta por um processo pedagógico libertador, que promova o estudante para a uma prática comprometida com a sociedade.
Para efetivar as bandeiras de luta que a ENEEnf defende, têm-se a realização dos encontros nacionais anuais, que fortalecem o Movimento Estudantil de Enfermagem (MEEnf), estudando e debatendo sobre assuntos que gerem mudanças na profissão com auxílio de outros movimentos sociais, entidades e instituições parceiras.
Os eventos nacionais anuais principais da ENEEnf são:
-
ENEEn - Encontro Nacional dos Estudantes de Enfermagem - onde ocorrem as deliberações supremas da Executiva, em sua plenária final. Tem caráter formativo ou estatuário.
-
CONEEEnf - Conselho Nacional de Entidades Estudantis de Enfermagem, que é inferior a assembleia geral do ENEEn e de mesmo valor ao Congresso Brasileiro. As deliberações realizadas no CONEEEnf são realizadas através de um voto por cada CA/DA, e objetiva formação, deliberação e avaliação sobre as questões do Movimento Estudantil de Enfermagem.
-
CBEEn - Congresso Brasileiro de Estudante de Enfermagem, que é um evento também deliberativo, formativo, de planejamento, que avalia a dinâmica do movimento estudantil e o ano de gestão de sua Executiva, deve-se fazer o planejamento anual das atividades, nacional e locorregional, para serem decididas ações acerca das bandeiras da ENEEnf que são tiradas do último ENEEn, além de empossar a nova gestão.
E, finalmente, o EREEN, que é um evento deliberativo e vem, ao longo do tempo, se firmando como espaço de organização, discussão e planejamento de vários temas de relevância social, contribuindo para a formação de uma identidade histórica dos estudantes de Enfermagem da região Nordeste e para a construção de uma profissão comprometida com a sociedade brasileira. É um encontro voltado ao debate de propostas de intervenções na realidade política, pedagógica, social e cultural da enfermagem, bem como veículo de apresentação do que tem sido criado no âmbito acadêmico.
O EREEn almeja confrontar os estudantes de enfermagem com a REALIDADE DO POVO BRASILEIRO para, então, entendermos e trabalharmos as mudanças necessárias a partir do protagonismo dos sujeitos, inicialmente enquanto estudantes e, futuramente, enquanto profissionais socialmente comprometidos.
Esse ano, o EREEN Nordeste será realizado no estado de Alagoas, mais especificamente na capital, Maceió. Impulsionado pelos estudantes do Centro Acadêmico 12 de Maio (UFAL/MACEIÓ) e Centro Acadêmico A Voz da Enfermagem (UFAL/ARAPIRACA) na Reunião de Loco do último CBEEn, em Pernambuco. Sendo construído conjuntamente com o Centro Acadêmico Eva Farias (UNCISAL) e membros do Comitê Estudantil da Associação Brasileira de Enfermagem – Sessão Alagoas, para acolher o movimento estudantil de enfermagem do Nordeste e fortalece-lo, além de ser uma estratégia que busca o fortalecimento locorregional do Movimento Estudantil de Enfermagem, pois entendemos que a participação dos coletivos locais de estudantes permitirá fomentar e fortalecer organização estudantil, além de formar politicamente os diretórios e demais estudantes de enfermagem a partir das discussões.
O tema do 32° EREEn - "Politizando a formação em Enfermagem em tempos de retrocessos: desafios e perspectivas" vem chamar o MEEnf para luta. Precisamos de estudantes críticos, politizados, que fujam dessa vertente capitalista, onde a profissão torna-se uma mão-de-obra barata. O cuidado profissional vai muito além do que nos é apresentado na academia e nos ambientes de trabalho. Ser Enfermeiro é mais que isso. Ser Enfermeiro também é luta.